Estamos em um novo momento! Realizamos a migração para uma nova plataforma.
nesse artigo você vai saber sobre:
3. Funcionalidades de cada ícone no menu
O novo portal será implementado de forma gradual, com algumas funcionalidades sendo disponibilizadas em partes. Isso permitirá que todos se adaptem de maneira tranquila e a nossa nova interface.
Estamos de cara nova, veja:
primeiro acesso
acesso, integração e pedidos
Todos os usuários que já têm acesso ao nosso portal marketplace receberam um e-mail com o link para acessar o novo portal. Esse e-mail permitirá que você crie sua senha de acesso. Após receber o e-mail, você terá 10 dias para concluir esse processo.
Importante: Caso não consiga acessar o novo portal, abra o link do novo portal e siga o processo de reset de senha. Clique em Login > "Esqueceu a senha?" > coloque o e-mail de acesso > Enviar instruções.
Pronto! Você irá receber um e-mail para criar uma nova senha e em seguida conseguir acessar o portal.
Se você já recebeu suas credenciais e conseguiu acessar o portal, mas precisa reenviar o acesso para algum membro da sua equipe, basta ir à seção de segurança e seguir o caminho: perfil de acesso > ações > reenviar e-mail.
O novo portal já está disponível para acesso, e as configurações da sua loja foram migradas automaticamente, eliminando a necessidade de um novo cadastro. Todos os novos pedidos após a finalização da migração serão registrados exclusivamente no novo portal.
Além disso, a gestão da loja, a adição de novos produtos e o atendimento ao cliente deverão ser realizados apenas por meio desta nova plataforma.
Para facilitar a transição, o antigo portal permanecerá acessível por um período de 6 meses, permitindo que você consulte as informações necessárias durante esse período de adaptação.
"Tenant" - Identificador do vendedor
Agora com o novo portal, cada vendedor possui um identificador próprio, é a partir dele que todas as configurações são atribuídas. Você não precisa fazer nada, apenas ter ciência do seu ID.
Porque é importante saber disso?
Com seu código Tenant, você consegue visualizar sua loja no site da Americanas. Além de ser necessário preencher na planilha da tabela de contingência caso você utilize.
O estrutura do código é: TALD + uma sequência de 14 números
Exemplo: TALD17155820956632
Onde encontro?
Na lateral direita, ao lado do nome do seu usuário, clique no ícone de perfil > Tenant
confira a programação dos repasses durante a transição
As informações sobre os repasses dos pedidos realizados até o dia 31/03 deverão ser consultadas no portal antigo, para mais informações de como vai funcionar o repasse:
Sellers integrados/API Própria: A partir de agora as informações enviadas pela sua integradora serão disponibilizadas diretamente no novo portal, onde toda conferência/validação do seu sortimento deve ser feita, não sendo mais necessário acessar a skyhub.
o que mudou?
produtos
A inclusão de três campos obrigatórios para o cadastro de produtos: marca, categoria e variação.
prazos
As informações referentes ao prazo do item (disponibilidade/crossdocking) e ao prazo de expedição serão consideradas exclusivamente nos campos apropriados de cada seção. Assim, na seção dedicada ao prazo de entrega, consideraremos apenas o tempo necessário para o transporte do item até o cliente final.
seller index
A mediação não será mais considerada no indicador de desempenho, agora, avaliamos apenas os indicadores de pedidos cancelados e aqueles que foram enviados com atraso, sendo que a contagem será realizada por meio da média.
tabela de contingência
O arquivo da tabela deve ter um tamanho máximo de 10MB para ser aceito.
alteração de dados bancários
Se você precisar atualizar seus dados, é necessário entrar em contato com o suporte através da abertura de um chamado.
atendimento ao cliente e marketplace
A funcionalidade de mensagem offline possibilita dois cenários de contato:
- Contato entre Seller e Cliente e vice-versa;
- Contato entre Seller e Marketplace (SAC - Americanas) e vice-versa;
Esse contato pode ocorrer após a conclusão da venda e sempre está atrelado à um pedido, para esclarecer dúvidas ou seguir com eventuais fluxos, como por exemplo devolução.
atendimento > chamados
Se você precisar de ajuda da nossa equipe de suporte, basta seguir o caminho: atendimento > chamados.
publicidade
Nosso portal de publicidade também estará de cara nova!
Em breve, o gerenciamento e impulsionamento dos seus anúncios de publicidade serão feitos exclusivamente por meio de uma nova plataforma.
A antiga plataforma de publicidade (ADS) será desativada, dia 28 de abril.
Você pode consultar seus relatórios de investimentos diretamente na seção de publicidade do portal marketplace. Nela, você também terá a opção de baixar os relatórios antigos para análise adicional.
troca
Se o cliente identificar algum problema com o pedido, deverá seguir o processo de devolução, já que não haverá a opção de troca. Essa mudança visa simplificar o atendimento, tornando-o mais simples.
comissão de pedidos cancelados ou devolvidos
Em caso de pedidos cancelados ou devolvidos, as comissões serão cobradas, independente da situação. As regras são vinculadas de acordo com o seu modal de entrega no novo portal.
Na prática, as regras continuam as mesmas; a principal mudança refere-se às novas interfaces, à navegação e à gestão das atividades.
compreenda as funcionalidades de cada ícone no menu
dashboard > venda
Aqui você encontrará informações detalhadas sobre o GMV do dia, do mês e do ano, além do total de vendas, GMV por estado e GMV por SKU.
relatórios
Seção dedicada ao download de relatórios, incluindo produtos, atendimentos e muito mais.
performance > seller
Esta seção é voltada para monitorar os indicadores de desempenho operacional (index) como, pedidos cancelados e atraso na expedição.
vendas
Nesta seção, você encontrará quatro funções principais:
- Gestão de vendas: aqui, você poderá aplicar diversos filtros para analisar em detalhes os pedidos.
- Manutenção de pedido: esta tela permite a execução de ações manuais em massa relacionadas aos pedidos, como faturamento e atualização de status para expedido ou entregue.
- Envios: utilize esta tela para gerar manualmente os romaneios e etiquetas necessários para o envio dos pedidos.
- Devoluções: nesta seção, você poderá gerenciar os pedidos devolvidos ou com solicitação de devolução.
produtos
Nesta seção, você encontrará seis funções principais:
- Gestão de SKUs: nesta página, você pode cadastrar novos produtos manualmente ou localizar produtos já cadastrados.
A busca dos produtos a partir de agora, deve ser realizado pelo SKU e você pode filtrar no campo "SKU Seller".
- Categoria > mapeamento de categoria: aqui, você poderá realizar o mapeamento das categorias dos produtos, um processo fundamental para estruturar adequadamente seu portfólio.
- Manutenção de produtos: nesta página, é possível baixar uma planilha que contém informações sobre os produtos, permitindo que você consulte categorias, variantes e marcas cadastradas. Além disso, você poderá importar atualizações de preço, prazo e estoque, bem como incluir novas categorias e marcas de maneira eficiente.
- Variante > mapeamento de variante: aqui, você poderá realizar o mapeamento das variantes dos produtos, por exemplo, cores.
- Status de moderação: tela específica para monitorar os produtos que enfrentaram problemas durante o processo de upload para o site.
- Marca > mapeamento de marca: novo campo obrigatório para o cadastro das marcas dos produtos, permitindo o mapeamento com as marcas já registradas no marketplace.
cadastros > página do seller
Nesta seção, você poderá cadastrar o nome fantasia da sua loja, sua descrição, o logotipo e as políticas que serão exibidas no site da Americanas.
logística
- Frete de contingência: Esta seção é dedicada ao cadastro da tabela de contingência, que desempenha um papel crucial no cálculo de frete. Caso a integração do frete padrão não esteja disponível, nosso sistema recorrerá às informações contidas nesta tabela, assegurando que o processo de envio continue sem interrupções.
financeiro > extrato
Você tem a opção de visualizar o extrato completo filtrando por data de repasse, extrair os dados desejados e realizar uma pesquisa detalhada sobre o pagamento de cada pedido individualmente.
atendimento > atendimentos
Nesta seção, você encontrará o chat off para interagir sobre um pedido diretamente com os clientes quando eles enviarem mensagens a loja, e com nossa equipe de SAC.
atendimento > chamados
Esta é a seção dedicada para abertura de chamados, você pode abrir um chamado para reportar dúvidas, solicitar suporte ou resolver qualquer questão relacionada à sua operação.
configurações > campanhas
Nesta seção, você encontrará as promoções disponíveis para adesão.
A partir do dia 31/03, você ficará temporariamente impossibilitado de criar suas próprias campanhas, mas ainda poderá aderir às campanhas da Americanas. As campanhas Americanas que você aderiu antes do dia 31/03, foram migradas automaticamente para o novo portal.
monitoramento > pedidos
Esta seção é destinada ao monitoramento de pedidos que apresentaram erro durante o processo de integração.
segurança
Esta seção é dedicada à gestão dos usuários da conta.
- Gestão de usuário: Nesta tela, você pode cadastrar usuários de acordo com os perfis de acesso que definem quais informações eles podem visualizar e quais ações estão autorizados a realizar. Além disso, é possível selecionar o tipo de notificação que o usuário receberá em caso de movimentações na conta.
- Perfil de acesso: Esta seção permite a criação de acessos personalizados, onde você pode definir as ações que cada perfil terá permissão para realizar no portal. Por exemplo, o perfil X pode ter a capacidade de editar produtos, incluindo a criação de novos itens e a alteração de preços.
principais dúvidas
não estou conseguindo acessar o portal, o que faço?
Abra o link do novo portal e siga o processo de reset de senha. Clique em Login > "Esqueceu a senha?" > coloque o e-mail de acesso > Enviar instruções. Pronto! Você irá receber um e-mail para criar uma nova senha e em seguida conseguir acessar o portal.
tenho dúvidas de como gerar etiqueta, como faço?
Após o pedido estar no status de "Pago", ele está pronto para ser faturado e só depois ter a etiqueta gerada. Saiba mais aqui.
onde está disponível a tela de perguntas e respostas de clientes?
Por enquanto não teremos entrada de novas perguntas/respostas, por isso essa seção não está disponível no novo portal. Mas fique tranquilo, quando esse fluxo retornar, comunicaremos.
como busco meu produto no novo portal?
A busca dos produtos a partir de agora, deve ser realizado pelo SKU e você pode filtrar no campo "SKU Seller".
consigo criar campanhas?
Você ficará temporariamente impossibilitado de criar suas próprias campanhas, mas ainda poderá aderir às campanhas da Americanas. Quando estiver liberado iremos sinalizar.
se sair de uma campanha já aderida, posso aderir novamente?
Sim, pode.
como coloco recesso/período de férias na minha loja?
A opção de recesso não está mais disponível. Caso precise solicitar a inativação temporária da sua loja, por favor, abra um chamado. Para isso, acesse Atendimento > Chamados > "+ Chamado" > Configuração de loja > Inativar loja e selecione a opção "Preciso inativar a loja para um recesso".
o que preciso fazer com a Skyhub com essa mudança?
A utilização da Skyhub não é mais necessária. A partir de agora, a sua integradora (ERP) se conecta diretamente ao nosso novo portal, sem intermediação de um hub, o que significa que todas as interações ocorrerão exclusivamente entre seu ERP e o novo portal.
Para verificar seu sortimento, basta consultar as informações diretamente no novo portal.
qual a diferença entre "Atendimento > Atendimento" e "Atendimento > Chamados"?
Em atendimento > atendimento, você se comunica diretamente com o cliente final e com o SAC da Americanas, que é responsável por atender os consumidores que compram pelo site.Em atendimento > chamados, você abre um chamado com a nossa equipe interna de suporte.