nova integração do portal marketplace: introdução completa

Estamos em um novo momento! Realizamos a migração para uma nova plataforma.

nesse artigo você vai saber sobre:

1. Primeiro acesso

2. O que mudou?

3. Funcionalidades de cada ícone no menu

4. Principais Dúvidas

 

O novo portal será implementado de forma gradual, com algumas funcionalidades sendo disponibilizadas em partes. Isso permitirá que todos se adaptem de maneira tranquila e a nossa nova interface.

Estamos de cara nova, veja:

gif novo portal

 

primeiro acesso

geral acesso, integração e pedidos

Todos os usuários que já têm acesso ao nosso portal marketplace receberam um e-mail com o link para acessar o novo portal. Esse e-mail permitirá que você crie sua senha de acesso. Após receber o e-mail, você terá 10 dias para concluir esse processo.

Importante: Caso não consiga acessar o novo portal, abra o link do novo portal e siga o processo de reset de senha. Clique em Login > "Esqueceu a senha?" > coloque o e-mail de acesso > Enviar instruções.

Pronto! Você irá receber um e-mail para criar uma nova senha e em seguida conseguir acessar o portal.

Se você já recebeu suas credenciais e conseguiu acessar o portal, mas precisa reenviar o acesso para algum membro da sua equipe, basta ir à seção de segurança e seguir o caminho: perfil de acesso > ações > reenviar e-mail.


O novo portal já está disponível para acesso, e as configurações da sua loja foram migradas automaticamente, eliminando a necessidade de um novo cadastro. Todos os novos pedidos após a finalização da migração serão registrados exclusivamente no novo portal.

Além disso, a gestão da loja, a adição de novos produtos e o atendimento ao cliente deverão ser realizados apenas por meio desta nova plataforma.

Para facilitar a transição, o antigo portal permanecerá acessível por um período de 6 meses, permitindo que você consulte as informações necessárias durante esse período de adaptação.

geral "Tenant" - Identificador do vendedor

Agora com o novo portal, cada vendedor possui um identificador próprio, é a partir dele que todas as configurações são atribuídas. Você não precisa fazer nada, apenas ter ciência do seu ID.

Porque é importante saber disso?

Com seu código Tenant, você consegue visualizar sua loja no site da Americanas. Além de ser necessário preencher na planilha da tabela de contingência caso você utilize.

O estrutura do código é: TALD + uma sequência de 14 números

Exemplo: TALD17155820956632

Onde encontro?

Na lateral direita, ao lado do nome do seu usuário, clique no ícone de perfil > Tenant

portal1e22

geral confira a programação dos repasses durante a transição

As informações sobre os repasses dos pedidos realizados até o dia 31/03 deverão ser consultadas no portal antigo, para mais informações de como vai funcionar o repasse: 

Saiba mais aqui.

 

Sellers integrados/API Própria: A partir de agora as informações enviadas pela sua integradora serão disponibilizadas diretamente no novo portal, onde toda conferência/validação do seu sortimento deve ser feita, não sendo mais necessário acessar a skyhub

o que mudou?

geral produtos

A inclusão de três campos obrigatórios para o cadastro de produtos: marca, categoria e variação.

Saiba mais aqui.

geral prazos

As informações referentes ao prazo do item (disponibilidade/crossdocking) e ao prazo de expedição serão consideradas exclusivamente nos campos apropriados de cada seção. Assim, na seção dedicada ao prazo de entrega, consideraremos apenas o tempo necessário para o transporte do item até o cliente final.

Saiba mais aqui.

geral seller index

A mediação não será mais considerada no indicador de desempenho, agora, avaliamos apenas os indicadores de pedidos cancelados e aqueles que foram enviados com atraso, sendo que a contagem será realizada por meio da média.

Saiba mais aqui.

geral  tabela de contingência

O arquivo da tabela deve ter um tamanho máximo de 10MB para ser aceito.

Saiba mais aqui.

geral  alteração de dados bancários

Se você precisar atualizar seus dados, é necessário entrar em contato com o suporte através da abertura de um chamado.

geral  atendimento ao cliente e marketplace

A funcionalidade de mensagem offline possibilita dois cenários de contato:

  • Contato entre Seller e Cliente e vice-versa;
  • Contato entre Seller e Marketplace (SAC - Americanas) e vice-versa;

Esse contato pode ocorrer após a conclusão da venda e sempre está atrelado à um pedido, para esclarecer dúvidas ou seguir com eventuais fluxos, como por exemplo devolução.

Saiba mais aqui.

geral  atendimento > chamados

Se você precisar de ajuda da nossa equipe de suporte, basta seguir o caminho: atendimento > chamados.

geral publicidade 

Nosso portal de publicidade também estará de cara nova!
Em breve, o gerenciamento e impulsionamento dos seus anúncios de publicidade serão feitos exclusivamente por meio de uma nova plataforma.

A antiga plataforma de publicidade (ADS) será desativada, dia 28 de abril.

Você pode consultar seus relatórios de investimentos diretamente na seção de publicidade do portal marketplace. Nela, você também terá a opção de baixar os relatórios antigos para análise adicional.

geral  troca 

Se o cliente identificar algum problema com o pedido, deverá seguir o processo de devolução, já que não haverá a opção de troca. Essa mudança visa simplificar o atendimento, tornando-o mais simples.

geral  comissão de pedidos cancelados ou devolvidos 

Em caso de pedidos cancelados ou devolvidos, as comissões serão cobradas, independente da situação. As regras são vinculadas de acordo com o seu modal de entrega no novo portal. 

Saiba mais aqui.

Na prática, as regras continuam as mesmas; a principal mudança refere-se às novas interfaces, à navegação e à gestão das atividades.

compreenda as funcionalidades de cada ícone no menu

geral  dashboard > venda

Aqui você encontrará informações detalhadas sobre o GMV do dia, do mês e do ano, além do total de vendas, GMV por estado e GMV por SKU.

geral  relatórios

Seção dedicada ao download de relatórios, incluindo produtos, atendimentos e muito mais.

geral  performance > seller

Esta seção é voltada para monitorar os indicadores de desempenho operacional (index) como, pedidos cancelados e atraso na expedição.

geral  vendas

Nesta seção, você encontrará quatro funções principais:

  • Gestão de vendas: aqui, você poderá aplicar diversos filtros para analisar em detalhes os pedidos.
  • Manutenção de pedido: esta tela permite a execução de ações manuais em massa relacionadas aos pedidos, como faturamento e atualização de status para expedido ou entregue.
  • Envios: utilize esta tela para gerar manualmente os romaneios e etiquetas necessários para o envio dos pedidos.
  • Devoluções: nesta seção, você poderá gerenciar os pedidos devolvidos ou com solicitação de devolução.

geral  produtos

Nesta seção, você encontrará seis funções principais:

  • Gestão de SKUs: nesta página, você pode cadastrar novos produtos manualmente ou localizar produtos já cadastrados.

A busca dos produtos a partir de agora, deve ser realizado pelo SKU e você pode filtrar no campo "SKU Seller".

  • Categoria > mapeamento de categoria: aqui, você poderá realizar o mapeamento das categorias dos produtos, um processo fundamental para estruturar adequadamente seu portfólio.
  • Manutenção de produtos: nesta página, é possível baixar uma planilha que contém informações sobre os produtos, permitindo que você consulte categorias, variantes e marcas cadastradas. Além disso, você poderá importar atualizações de preço, prazo e estoque, bem como incluir novas categorias e marcas de maneira eficiente.
  • Variante > mapeamento de variante: aqui, você poderá realizar o mapeamento das variantes dos produtos, por exemplo, cores.
  • Status de moderação: tela específica para monitorar os produtos que enfrentaram problemas durante o processo de upload para o site.
  • Marca > mapeamento de marca: novo campo obrigatório para o cadastro das marcas dos produtos, permitindo o mapeamento com as marcas já registradas no marketplace.

geral cadastros > página do seller

Nesta seção, você poderá cadastrar o nome fantasia da sua loja, sua descrição, o logotipo e as políticas que serão exibidas no site da Americanas.

geral  logística 

  • Frete de contingência: Esta seção é dedicada ao cadastro da tabela de contingência, que desempenha um papel crucial no cálculo de frete. Caso a integração do frete padrão não esteja disponível, nosso sistema recorrerá às informações contidas nesta tabela, assegurando que o processo de envio continue sem interrupções.

geral  financeiro > extrato

Você tem a opção de visualizar o extrato completo filtrando por data de repasse, extrair os dados desejados e realizar uma pesquisa detalhada sobre o pagamento de cada pedido individualmente.

geral  atendimento > atendimentos

Nesta seção, você encontrará o chat off para interagir sobre um pedido diretamente com os clientes quando eles enviarem mensagens a loja, e com nossa equipe de SAC.

geral  atendimento > chamados

Esta é a seção dedicada para abertura de chamados, você pode abrir um chamado para reportar dúvidas, solicitar suporte ou resolver qualquer questão relacionada à sua operação.

geral  configurações > campanhas

Nesta seção, você encontrará as promoções disponíveis para adesão.

A partir do dia 31/03, você ficará temporariamente impossibilitado de criar suas próprias campanhas, mas ainda poderá aderir às campanhas da Americanas. As campanhas Americanas que você aderiu antes do dia 31/03, foram migradas automaticamente para o novo portal.

Saiba mais aqui.

geral  monitoramento > pedidos

Esta seção é destinada ao monitoramento de pedidos que apresentaram erro durante o processo de integração.

geral  segurança

Esta seção é dedicada à gestão dos usuários da conta.

  • Gestão de usuário: Nesta tela, você pode cadastrar usuários de acordo com os perfis de acesso que definem quais informações eles podem visualizar e quais ações estão autorizados a realizar. Além disso, é possível selecionar o tipo de notificação que o usuário receberá em caso de movimentações na conta.
  • Perfil de acesso: Esta seção permite a criação de acessos personalizados, onde você pode definir as ações que cada perfil terá permissão para realizar no portal. Por exemplo, o perfil X pode ter a capacidade de editar produtos, incluindo a criação de novos itens e a alteração de preços.

principais dúvidas

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM  não estou conseguindo acessar o portal, o que faço?

Abra o link do novo portal e siga o processo de reset de senha. Clique em Login > "Esqueceu a senha?" > coloque o e-mail de acesso > Enviar instruções. Pronto! Você irá receber um e-mail para criar uma nova senha e em seguida conseguir acessar o portal.

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM tenho dúvidas de como gerar etiqueta, como faço?

Após o pedido estar no status de "Pago", ele está pronto para ser faturado e só depois ter a etiqueta gerada. Saiba mais aqui.

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM  onde está disponível a tela de perguntas e respostas de clientes?

Por enquanto não teremos entrada de novas perguntas/respostas, por isso essa seção não está disponível no novo portal. Mas fique tranquilo, quando esse fluxo retornar, comunicaremos.

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM  como busco meu produto no novo portal?

A busca dos produtos a partir de agora, deve ser realizado pelo SKU e você pode filtrar no campo "SKU Seller".

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM  consigo criar campanhas?

Você ficará temporariamente impossibilitado de criar suas próprias campanhas, mas ainda poderá aderir às campanhas da Americanas. Quando estiver liberado iremos sinalizar.

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM  se sair de uma campanha já aderida, posso aderir novamente?

Sim, pode.

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM  como coloco recesso/período de férias na minha loja?

A opção de recesso não está mais disponível. Caso precise solicitar a inativação temporária da sua loja, por favor, abra um chamado. Para isso, acesse Atendimento > Chamados > "+ Chamado" > Configuração de loja > Inativar loja e selecione a opção "Preciso inativar a loja para um recesso".

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM  o que preciso fazer com a Skyhub com essa mudança?

A utilização da Skyhub não é mais necessária. A partir de agora, a sua integradora (ERP) se conecta diretamente ao nosso novo portal, sem intermediação de um hub, o que significa que todas as interações ocorrerão exclusivamente entre seu ERP e o novo portal.

Para verificar seu sortimento, basta consultar as informações diretamente no novo portal.

 

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM qual a diferença entre "Atendimento > Atendimento" e "Atendimento > Chamados"?

Em atendimento > atendimento, você se comunica diretamente com o cliente final e com o SAC da Americanas, que é responsável por atender os consumidores que compram pelo site.
Em atendimento > chamados, você abre um chamado com a nossa equipe interna de suporte.