Compreenda o fluxo do cadastro manual de produtos, para situações em que não há o uso de uma integradora.
esse artigo é ideal para:
parceiros que desejam cadastrar um novo produto de forma independente, sem a utilização de uma integradora.
nesse artigo você vai saber:
1. validações iniciais | Campos obrigatórios
2. cadastro de produto manual e individual
3. cadastro de produto por planilha
4. monitoramento do Status de Aprovação do Produto
6. como incluir estoque no produto?
validações iniciais
campos obrigatórios
Antes de iniciar o cadastro, verifique se a marca, a variação e a categoria do novo produto já estão registradas no sistema, pois são campos de preenchimento obrigatórios.
- produtos > mapeamento de categoria: esta página permite que você associe a categoria do seu produto à estrutura de categorias existente na Americanas.
- produtos > variantes > mapeamento de variantes:
- produtos > marca > mapeamento de marca: para cadastrar uma marca no produto, é necessário que ela esteja previamente registrada no sistema. Neste espaço, você pode mapear a marca que deseja utilizar com a marca já cadastrada na Americanas. Caso a marca ainda não esteja disponível, abra um chamado para que nossos analistas possam avaliar a inclusão da nova marca no sistema.
Para facilitar ações em grande escala, você pode acessar a lista de marcas já registradas através do seguinte caminho:
Os campos "preço de" e "preço por" são obrigatórios. Caso você não tenha uma promoção ativa, é possível inserir o mesmo valor em ambos os campos, o que refletirá o preço final do produto.
Além disso, o campo "prazo de disponibilidade" — também conhecido como "prazo de fabricação", "Prazo XD", "Crossdocking" ou "Leadtime" — refere-se ao tempo necessário para fabricar seu produto após a aprovação do pedido.
Este prazo é uma informação obrigatória e deve ser preenchido exclusivamente neste campo.
Por exemplo, se você comercializa móveis e leva 10 dias para fabricar um item, seu prazo de disponibilidade deve ser de 10 dias.
cadastro de produto manual e individual
No menu lateral, selecione a opção "produtos". Em seguida, acesse "Gestão de SKU" para incluir produto.
É fundamental preencher todos os campos de maneira clara e objetiva, pois, isso contribuirá para a criação de um anúncio mais atrativo.
Regras para o código SKU:
O código SKU deve incluir, no mínimo, uma letra ou número.
Apenas os seguintes caracteres especiais são permitidos: ponto (.), underline (_) e hífen (-), que podem ser utilizados entre os dígitos.
Espaços em branco não são permitidos no código.
O código não pode ficar vazio.
Adicionalmente, o código deve começar e terminar com uma letra ou número, ou seja, não pode iniciar ou finalizar com caracteres especiais. É importante ressaltar que somente letras do alfabeto inglês são aceitas, não sendo permitidos caracteres acentuados.
cadastro de produto por planilha
No menu "produtos", acesse a opção "manutenção de produtos". Em seguida, selecione "produtos" como assunto e escolha a ação que deseja realizar.
Após isso, clique em "solicitar relatório". Em seguida, acesse o menu "relatórios" e baixe a planilha que contém o modelo para cadastro.
Preencha a planilha com as informações dos seus produtos, garantindo que todas as informações estejam corretas e importe o arquivo.
Importante: não altere o cabeçalho nas linhas 1, 2 e 3 da planilha, pois isso pode comprometer o processamento dos dados.
Veja como é fácil:
monitoramento: status de aprovação do produto
Após o cadastro, você poderá acompanhar o status do seu produto na seção de produto, status de moderação, onde será indicado se ele foi aprovado ou reprovado.
como buscar um sku?
Para localizar um SKU, acesse o menu "produtos" e selecione "gestão de SKU". Em seguida, insira o número do SKU Seller no campo designado para realizar a busca.
como incluir estoque no produto?
No menu lateral, acesse "produtos" e em seguida selecione "estoque". Utilize o SKU SELLER para localizar o produto desejado. Após encontrá-lo, escolha o centro de distribuição correspondente, insira a quantidade de estoque disponível e não esqueça de salvar as alterações.