Compreenda o fluxo do cadastro manual de produtos, para situações em que não há o uso de uma integradora.
esse artigo é ideal para:
parceiros que desejam cadastrar um novo produto de forma independente, sem a utilização de uma integradora.
nesse artigo você vai saber:
1. campos obrigatórios
2. cadastro de produto manual e individual
3. cadastro de produto por planilha
4. monitoramento do status de aprovação do produto
8. perguntas frequentes sobre cadastro de produto
Antes de começar o cadastro, confirme se a marca do seu produto já está cadastrada no sistema. Para isso, vá em: Produtos > Manutenção de Produto. Escolha o assunto 'Marca' e a ação 'Marca do Canal'. Se a marca não estiver na lista, fale com o suporte para que ela seja adicionada.
campos obrigatórios
Os campos obrigatórios incluem , marca, categoria, dimensões, peso, imagem, variação, estoque, prazo de disponibilidade, "preço de" e "preço por".
- Sobre os campos de preços: se o produto não estiver em promoção, coloque o mesmo valor nos dois campos.
- Sobre o campo de prazo de disponibilidade: também conhecido como "prazo de fabricação", "Prazo XD", "Crossdocking" ou "Leadtime", refere-se ao tempo necessário para a produção do seu produto após a aprovação do pedido.
Este prazo é uma informação obrigatória e deve ser preenchido exclusivamente neste campo.
Para obter mais informações sobre as regras relacionadas aos prazos, clique aqui.
cadastro de produto manual e individual
-
Acesse o menu "Produtos" e clique em "Gestão de SKU".
-
Selecione "+ incluir produto".
- Preencha todos os campos de características do produto.
Regras de para criar seu SKU:
-
Use ao menos uma letra ou número no código. Um SKU vazio não é aceito.
-
Caracteres especiais permitidos: ponto (.), underline (_) e hífen (-) — e apenas entre letras e números.
-
O código não pode começar nem terminar com caracteres especiais. Ele deve sempre começar e terminar com uma letra ou número.
-
Use apenas letras do alfabeto inglês. Isso significa: sem acentos, cedilhas ou outros símbolos que não sejam compatíveis com o sistema.
cadastro de produto por planilha
-
Acesse o menu "Produtos" e clique em "Manutenção de Produtos".
-
Selecione "Produtos" como assunto e escolha a ação "Inclusão de Produto Marketplace". Em seguida, selecione a estrutura mercadológica. O cadastro por planilha deve ser feito para um único grupo de produtos pertencentes à mesma categoria por vez.
-
Clique em "Solicitar Relatório".
-
Depois, vá até o menu "Relatórios" e baixe a planilha modelo.
- Preencha a planilha com todas as informações do produto, dando atenção especial aos campos obrigatórios.
- Para finalizar, acesse o menu "Produtos" > "Manutenção de Produtos" > "Importar Planilha". Selecione o arquivo preenchido e clique em "Importar". Após o envio, acompanhe o status dos produtos em: Produtos > Status de Moderação.
⚠️ Muito importante:
Não edite as três primeiras linhas da planilha (cabeçalho). Qualquer alteração ali pode travar o processamento e atrasar seu cadastro.
Veja como é fácil:
status de moderação: acompanhe o status de aprovação do produto
Vá até Produtos > Status de Moderação para verificar se ele foi aprovado, reprovado ou se ainda está pendente.
✅ Aprovado: Anúncio apto para ser publicado no site.
⚠️ Pendente: Está em análise pela equipe de sortimento da Americanas, Basta aguardar a conclusão da revisão: o status será atualizado automaticamente para aprovado ou reprovado.
❌ Reprovado: Alguma informação precisa ser corrigida, vá em 'Ações' e clique em 'Motivos' para visualizar o que deve ser ajustado.
Perguntas frequentes sobre cadastro de produto
como incluir estoque no produto?
- Acesse o menu lateral e clique em Produtos > Estoque.
- Encontre o produto desejado, selecione o Centro de Distribuição (CD) correto, informe a quantidade e salve.
- Não encontrou o produto? Clique em “+ Criar Estoque”, busque pelo SKU SELLER, selecione o CD, insira o estoque disponível e salve.
cadastrei o produto, mas ele não aparece no site ou o preço/estoque está errado. E agora?
Se você usa ERP (integradora):
-
Atualize o preço e estoque no seu ERP.
-
Reconecte o produto para sincronizar as alterações.
-
Confira no portal se tudo foi atualizado.
Se ainda estiver errado, será necessário recadastrar o produto.
Se você NÃO usa ERP (cadastro direto pelo portal):
-
Desative o produto.
-
Exclua o cadastro.
-
Cadastre o produto novamente com as informações corretas.
como encontrar meu produto no site da Americanas?
-
Vá até Produtos > Gestão de SKU.
-
Busque o produto e clique em “Detalhes”.
-
Copie o SKU Front.
-
Acesse o site da Americanas e cole o código na barra de busca.
Saiba como desativar e excluir o produto aqui.
Exemplo portal:
Exemplo site:
meu produto está com status “Pendente”. O que significa?
Isso quer dizer que ele está passando por uma análise da equipe de sortimento da Americanas.
Basta aguardar — assim que a análise for concluída, o status será atualizado para Aprovado ou Reprovado.