como cadastrar um produto manualmente

Compreenda o fluxo do cadastro manual de produtos, para situações em que não há o uso de uma integradora.

esse artigo é ideal para: 
parceiros que desejam cadastrar um novo produto de forma independente, sem a utilização de uma integradora.

 

nesse artigo você vai saber:  

1. validações iniciais | Campos obrigatórios
2. cadastro de produto manual e individual
3. cadastro de produto por planilha
4. monitoramento do Status de Aprovação do Produto

5. como buscar um sku?

6. como incluir estoque no produto?

 

validações iniciais

8-3  campos obrigatórios

Antes de iniciar o cadastro, verifique se a marca, a variação e a categoria do novo produto já estão registradas no sistema, pois são campos de preenchimento obrigatórios. 

  • produtos > mapeamento de categoria: esta página permite que você associe a categoria do seu produto à estrutura de categorias existente na Americanas.
  • produtos > variantes > mapeamento de variantes: 
  • produtos > marca > mapeamento de marca: para cadastrar uma marca no produto, é necessário que ela esteja previamente registrada no sistema. Neste espaço, você pode mapear a marca que deseja utilizar com a marca já cadastrada na Americanas. Caso a marca ainda não esteja disponível, abra um chamado para que nossos analistas possam avaliar a inclusão da nova marca no sistema.

    Para facilitar ações em grande escala, você pode acessar a lista de marcas já registradas através do seguinte caminho:

Os campos "preço de" e "preço por" são obrigatórios. Caso você não tenha uma promoção ativa, é possível inserir o mesmo valor em ambos os campos, o que refletirá o preço final do produto.

Além disso, o campo "prazo de disponibilidade" — também conhecido como "prazo de fabricação", "Prazo XD", "Crossdocking" ou "Leadtime" — refere-se ao tempo necessário para fabricar seu produto após a aprovação do pedido.

Este prazo é uma informação obrigatória e deve ser preenchido exclusivamente neste campo.


Por exemplo,
se você comercializa móveis e leva 10 dias para fabricar um item, seu prazo de disponibilidade deve ser de 10 dias.



cadastro de produto manual e individual

No menu lateral, selecione a opção "produtos". Em seguida, acesse "Gestão de SKU" para incluir produto.

 

É fundamental preencher todos os campos de maneira clara e objetiva, pois, isso contribuirá para a criação de um anúncio mais atrativo.

imagem_2025-02-03_125219897

Regras para o código SKU:

O código SKU deve incluir, no mínimo, uma letra ou número.

Apenas os seguintes caracteres especiais são permitidos: ponto (.), underline (_) e hífen (-), que podem ser utilizados entre os dígitos.

Espaços em branco não são permitidos no código.

O código não pode ficar vazio.

Adicionalmente, o código deve começar e terminar com uma letra ou número, ou seja, não pode iniciar ou finalizar com caracteres especiais. É importante ressaltar que somente letras do alfabeto inglês são aceitas, não sendo permitidos caracteres acentuados.

 

 


 

cadastro de produto por planilha

No menu "produtos", acesse a opção "manutenção de produtos". Em seguida, selecione "produtos" como assunto e escolha a ação que deseja realizar. 

Após isso, clique em "solicitar relatório". Em seguida, acesse o menu "relatórios" e baixe a planilha que contém o modelo para cadastro.

Preencha a planilha com as informações dos seus produtos, garantindo que todas as informações estejam corretas e importe o arquivo.

 

Importante: não altere o cabeçalho nas linhas 1, 2 e 3 da planilha, pois isso pode comprometer o processamento dos dados.

 

Veja como é fácil:

ProjetodeVdeo3-ezgif.com-video-to-gif-converter

 


monitoramento: status de aprovação do produto

Após o cadastro, você poderá acompanhar o status do seu produto na seção de produto, status de moderação, onde será indicado se ele foi aprovado ou reprovado.

imagem_2025-02-03_131704626

 

como buscar um sku?

Para localizar um SKU, acesse o menu "produtos" e selecione "gestão de SKU". Em seguida, insira o número do SKU Seller no campo designado para realizar a busca.

 

como incluir estoque no produto?

No menu lateral, acesse "produtos" e em seguida selecione "estoque". Utilize o SKU SELLER para localizar o produto desejado. Após encontrá-lo, escolha o centro de distribuição correspondente, insira a quantidade de estoque disponível e não esqueça de salvar as alterações.