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guia pra começar a vender na internet

Preparado pra dar os primeiros passos no mercado de vendas online? O processo é simples e nós vamos te acompanhar em todos os passos, desde a formalização do seu negócio até a escolha do melhor canal de vendas pra você.

Confira como criar seu plano de negócios neste conteúdo ou navegue pelo menu ao lado. Preparado? Então, vamos lá!


Como abrir sua empresa e vender na internetComo emitir nota fiscal e começar a vender na internetmenu-10Como criar uma estratégia comercial para vender na internetComo escolher canais para vender na internetComo vender na Americanas Marketplace


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como criar um plano de negócios

Estruturar um plano de negócios é essencial pra quem pretende começar um negócio na internet. Afinal, é durante esse planejamento que você irá identificar diversos detalhes da sua loja, que vão desde o seu posicionamento de mercado até a sua margem de lucro.

quem é a sua empresa?

Pra montar o seu planejamento, comece estruturando algumas informações iniciais e analisando aquilo que você já sabe ou tem em mente pra seu negócio:

 

check-01 Quem são os sócios da empresa e as funções que cada um vai exercer no negócio;

check-01 A missão da empresa, ou seja, seu propósito no mercado e um resumo do que ela vai ser e como vai funcionar;

check-01 As atividades que a empresa irá exercer, o capital social disponível pra iniciar o negócio e quais serão as fontes de recursos (capital próprio, empréstimos).

 

Estes conceitos básicos vão te ajudar a visualizar os principais pontos da sua empresa e serão fundamentais na hora de estruturar o passo a passo do seu plano de negócios.

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faça uma análise completa de mercado

O que vender online? Essa sem dúvida é o primeiro questionamento de quem decide se aventurar no e-commerce.

Em um mercado tão vasto, pode ser difícil encontrar algo novo e com o qual você se identifique pra começar a vender. Então, separamos algumas dicas pra te ajudar nesse processo de decisão:


escolha um nicho com o qual você se identifique

Empreender exige dedicação e comprometimento. Por isso, é muito importante que você se identifique com o seu negócio e esteja motivado a desenvolvê-lo.

Quando você está inserido no seu nicho, você conhece bem seu público-alvo, conhece as tendências, sabe identificar produtos de qualidade e assim, consegue surpreender os seus clientes com muita facilidade.


pesquise e estude muito sobre o mercado

Separamos duas formas bem fáceis pra você analisar algumas informações relevantes do mercado. Confira:                                    


1

pesquisas oficiais

Existem empresas focadas em pesquisas de mercado que usam métodos muito estruturados na coleta de informações e podem trazer uma visão mais profunda sobre o mercado e público-alvo.

O IBGE, por exemplo, é um órgão especializado em coletar informações geográficas e estatísticas aqui no Brasil, trazendo dados populacionais e de comportamento do brasileiro. Você consegue entender desde a quantidade de homens e mulheres no país até a quantidade de pessoas que usam smartphone pra acessar a internet ou que compram online.

O Webshoppers, relatório de e-commerce divulgado pelo Ebit, também é uma grande referência do varejo virtual, que traz dados de vendas e consumo muito importantes pra o varejista, incluindo categorias mais vendidas em grandes datas comerciais.

Outra pesquisa de varejo que vale a pena acompanhar é a realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) junto ao SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).

Fique atento a todas as organizações oficiais e institutos privados de pesquisa e mantenha uma rotina de acompanhamento de novas publicações, já que elas podem antecipar mudanças de comportamento do consumidor e do mercado em geral.


2

Google Trends

O Google Trends é outra ferramenta interessante pra conhecer melhor o mercado e as tendências de pesquisa dos clientes. Ele mostra quais termos de busca apresentaram crescimento e foram mais digitados pelas pessoas na ferramenta de busca do Google.

Quando você conhece estes termos, consegue entender melhor o mercado atual e pode se preparar pras vendas.

Vamos supor que você queira vender cosméticos pra cabelo e descubra que há um interesse muito alto na busca por shampoo a seco. Ao identificar isso, vai saber que vale comprar mais destes produtos com os fornecedores, porque provavelmente a demanda por ele vai ser alta.

Uma boa análise de mercado deve trazer uma visão aprofundada de público-alvo, concorrentes e fornecedores, que são pontos essenciais pra seu plano de negócios.


conheça o seu público

Identifique os clientes que possuem interesse em comprar seu produto e pra quais exatamente você irá direcionar sua estratégia comercial.

Exemplo: uma pessoa que vende roupas pode atingir qualquer público, já que todos compram roupas, mas você pode segmentar sua estratégia, vendendo apenas roupas masculinas, pra jovens e adultos entre 15 a 35 anos e com foco em lazer. O ideal aqui é sempre embasar sua decisão em um estudo sobre o mercado pra ter uma visão o mais próxima possível da realidade.

É importante ressaltar que você não irá deixar de vender pra pessoas fora do perfil definido caso elas se interessem por seu produto. Essa informação serve apenas pra direcionar sua estratégia e ter uma melhor aderência do seu produto.


analise a concorrência

É muito importante conhecer as lojas que irão competir com você pelo mesmo mercado. Por isso, comece mapeando os seus concorrentes pra entender como posicionar o seu negócio.

Se você já tem um negócio, como uma loja física, por exemplo, não se prenda aos seus concorrentes antigos nessa análise. A concorrência dos mundos físicos e virtuais varia bastante, já que a região impacta muito no primeiro caso, enquanto no online outros fatores podem influenciar.

Faça uma boa análise das lojas online que vendem os mesmos itens que você. Entenda os canais que elas utilizam, como divulgam os produtos, como é a experiência de compra delas, que preço elas praticam. Anote os pontos fortes e fracos e trace a sua estratégia pensando em como a sua loja pode se diferenciar das demais.

escolha bons fornecedores

Encontrar bons fornecedores pode ser um fator determinante pro seu negócio, pois é por meio deles que você irá garantir a qualidade dos seus itens, além de conseguir bons preços e entregas dentro do prazo necessário.

Pesquise todas as lojas que podem fornecer os produtos que você pretende vender.

O que analisar?

check-01 Qualidade dos produtos;

check-01 Preços de cada fornecedor;

check-01 Prazos de entrega;

check-01 Facilidade de pagamento;

check-01 Credibilidade da loja.

Além disso, procure negociar preços em cenários diferentes, como pra pagamento à vista ou em grandes quantidades.

Essa visão vai te ajudar a tomar as melhores decisões sobre onde comprar seus produtos e quem pode ajudar em uma situação de emergência.

quer saber mais detalhes? assista esse vídeo que preparamos pra você

já tem uma estratégia comercial bem estruturada?

Que ótimo! Navegue pelos nossos outros conteúdos. 

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