guia pra começar a vender na internet
Preparado pra dar os primeiros passos no mercado de vendas online? O processo é simples e nós vamos te acompanhar em todos os passos, desde a formalização do seu negócio até a escolha do melhor canal de vendas pra você.
Confira como escolher seus canais de venda neste conteúdo ou navegue pelo menu ao lado. Preparado? Então, vamos lá!
Você já tem seu plano de negócios e sua empresa, agora é hora de colocar a mão na massa de verdade!
Anteriormente, falamos sobre os canais de vendas mais utilizados na internet, agora conheça os benefícios de cada um:
venda direta e informal
Vantagens:
Pode segmentar seu público e criar conteúdos ilimitados;
É possível impulsionar os conteúdos e criar posts patrocinados pra ter um alcance ainda maior;
O perfil é único e exclusivo da sua marca.
investimento nas redes sociais
Dentro das redes sociais, você pode criar anúncios pra potencializar o alcance das suas publicações e vender ainda mais. Nos anúncios, é importante que você sempre direcione o cliente pra algum lugar, como um site pra que ele finalize a compra. Porém, como veremos agora, ter um site exige um investimento um pouco mais alto.
canal formal, mas que demanda muito investimento.
Vantagens:
Passa mais credibilidade e segurança aos clientes;
O perfil é único e exclusivo da sua marca;
Maior praticidade pra gerenciar pedidos.
investimento no e-commerce
Embora demande menos investimento que a criação de uma loja física, pra criar uma loja virtual você deve contratar uma plataforma, pagar as comissões dos meios de pagamento, investir na hospedagem do seu site, contratar serviços de segurança, entre outros gastos.
Além disso, é preciso investir em marketing pro público tomar conhecimento de sua loja. Mas, apesar de todos os investimentos, você conta com uma grande vantagem que é o fortalecimento da marca (caso consiga se consolidar entre um público) e autonomia em toda a estrutura (se isso for relevante pra você).
canal formal, que não demanda tanto investimento
Vantagens:
Passa mais credibilidade e segurança aos clientes;
Maior visibilidade pros seus produtos;
Comissão apenas pelas vendas realizadas;
Possibilidade de crescimento rápido e consistente
O diferencial do marketplace é que de bônus você ainda recebe treinamentos e tem acesso a materiais especiais durante toda a sua jornada de vendas online, gratuitamente.
investimento no marketplace
Cada marketplace tem um modelo de cobrança. A maioria dos canais não cobra taxa de cadastro ou mensalidade, só uma comissão sobre pedidos realizados por meio de suas plataformas.
Imagine um pedido aprovado no site. O produto custava R$100. O marketplace cobra uma parte desse valor. A taxa varia de canal pra canal, mas gira em torno de 16%. Portanto, nessa simulação de venda, o canal ficaria com R$16 e o lojista com R$74.
É preciso conhecer muito bem as taxas cobradas pelo marketplace pra precificar corretamente seu produto, já que a estratégia de preço é fundamental pra manter a saúde e lucratividade do negócio.
Comece hoje mesmo a vender nos maiores sites de vendas do Brasil.
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