O Seller Index é um programa de reputação exclusivo da Americanas
nesse artigo você vai saber:
1. o que é e como é calculado o seller index?
2. quais são as regras do seller index?
3. quais são os indicadores operacionais do Seller Index?
4. como identificar os pedidos que impactaram o index?
5. qual o período base para os indicadores que compõem o seller index?
6. os pedidos com ocorrência de transporte avaria, perda/extravio, roubo, entrega não realizada e pedidos cancelados por troca são impactados no seller index?
7. como é calculada minha nota final do seller index?
8. como consultar minha nota no index?
o que é, e como é calculado o seller index?
O Seller Index é um programa de reputação e de benefícios exclusivos da Americanas que utiliza indicadores operacionais para classificar as lojas e definir o nível de custos de fretes.
Todos os parceiros que ainda não realizaram a sua primeira venda não terão nota no Seller Index e o indicador passará a ser calculado a partir do seu primeiro pedido aprovado.
quais são as regras do seller index?
- Serão considerados no cálculo do Seller Index somente pedidos a partir do status aprovado.
- Possuir pelo o menos 1 pedido aprovado nos últimos 30 dias.
- Você poderá se encaixar em uma das notas de acordo com as faixas de:
⭐1 a 1,99; ⭐de 2 a 2,99; ⭐de 3 a 3,99; ⭐de 4 a 4,99; e ⭐5. - O Seller Index será calculado diariamente, baseando nos dados dos últimos 30 dias.
quais são os indicadores operacionais que impactam o seller index?
- Pedidos enviados com atraso de expedição.
- Pedidos cancelados (antes da expedição).
Serão considerados para o cálculo do Seller Index apenas os pedidos que foram aprovados e cancelados antes da expedição. Após a expedição, esses pedidos serão tratados como devoluções e não afetarão a nota.
como identificar os pedidos que impactaram o index?
Para identificar quais pedidos impactaram sua nota, disponibilizamos uma planilha para consulta. Recomendamos que você baixe a planilha em cada consulta, pois ela pode conter versões atualizadas.
qual o período base para os indicadores que compõem o seller index?
Os indicadores são medidos baseados nos dados dos últimos trinta dias, e são atualizados diariamente.
Exemplo: os indicadores de pedidos expostos do Seller Index do dia 01/05 referem-se aos pedidos aprovados no período de 01/04 a 30/04.
os pedidos com ocorrência de transporte avaria, perda/extravio, roubo, entrega não realizada e pedidos com status de devolvido são impactados no seller index?
Não. Os pedidos que apresentarem problemas como avaria durante o transporte, perda/extravio, roubo ou entrega não realizada (quando devolvidos ao parceiro) não serão considerados no indicador de cancelamento do Seller Index.
como é calculada minha nota final do seller index?
A nota final do Seller Index é calculada com base na média das avaliações dos dois indicadores: Expedição e Cancelamento.
como consultar minha nota no seller index?
Acesse o menu e clique em "Performance", em seguida selecione a opção "Seller".
Lembre-se de escolher sempre um período fechado de 30 dias, conforme imagem: