tudo que você precisa saber sobre seller index

O Seller Index é um programa de reputação exclusivo da Americanas

nesse artigo você vai saber:  

1. o que é e como é calculado o seller index?
2. quais são as regras do seller index?
3. quais são os indicadores operacionais do Seller Index?

4. como identificar os pedidos que impactaram o index e os pedidos que estão com atraso na entreg?
5. qual o período base para os indicadores que compõem o seller index?

6. os pedidos com ocorrência de transporte avaria, perda/extravio, roubo, entrega não realizada e pedidos cancelados por troca são impactados no seller index?
7. como é calculada minha nota final do seller index?

8. como consultar minha nota no index?

 

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM  o que é, e como é calculado o seller index?

O Seller Index é um programa de reputação e de benefícios exclusivos da Americanas que utiliza indicadores operacionais para classificar as lojas e definir o nível de custos de fretes.  

Todos os parceiros que ainda não realizaram a sua primeira venda não terão nota no Seller Index e o indicador passará a ser calculado a partir do seu primeiro pedido aprovado. 

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM  quais são as regras do seller index?

  • Serão considerados no cálculo do Seller Index somente pedidos a partir do status pago.
  • Possuir pelo menos 1 pedido aprovado nos últimos 30 dias. 
  • Você poderá se encaixar em uma das notas de acordo com as faixas de:
    ⭐1 a 1,99; ⭐de 2 a 2,99; ⭐de 3 a 3,99; ⭐de 4 a 4,99; e ⭐5.
  • O Seller Index será calculado diariamente, baseando nos dados dos últimos 30 dias. 

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM  quais são os indicadores operacionais que impactam o seller index?

  • Pedidos enviados com atraso de expedição.
  • Pedidos cancelados (antes da expedição).

     

    Serão considerados para o cálculo do Seller Index apenas os pedidos que foram aprovados e cancelados antes da expedição. Após a expedição, esses pedidos serão tratados como devoluções e não afetarão a nota.

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM como identificar os pedidos que impactaram o index e os pedidos que estão com atraso na entrega? 

Para identificar quais pedidos impactaram sua nota, disponibilizamos uma planilha para consulta.

Nela, você também poderá verificar quais pedidos estão com atraso na entrega ao cliente, sendo importante ressaltar que esses atrasos não afetam seu índice de desempenho, mas te traz um parâmetro de saúde da loja.

Recomendamos que você baixe a planilha em cada consulta, pois ela pode conter versões atualizadas.

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM  qual o período base para os indicadores que compõem o seller index?

Os indicadores são medidos baseados nos dados dos últimos trinta dias, e são atualizados diariamente.

Exemplo: os indicadores de pedidos expostos do Seller Index do dia 01/05 referem-se aos pedidos aprovados no período de 01/04 a 30/04. 

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM  os pedidos com ocorrência de transporte avaria, perda/extravio, roubo, entrega não realizada e pedidos com status de devolvido são impactados no seller index?

Não. Os pedidos que apresentarem problemas como avaria durante o transporte, perda/extravio, roubo ou entrega não realizada (quando devolvidos ao parceiro) não serão considerados no indicador de cancelamento do Seller Index.

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM como é calculada minha nota final do seller index?

A nota final do Seller Index é calculada com base na média das avaliações dos dois indicadores: Atraso na expedição e pedidos cancelados.

Para calcular sua nota final, some a nota referente ao atraso na expedição com a nota de cancelamento de pedidos e, em seguida, divida o resultado por 2.

Abaixo, explicamos as faixas percentuais e suas respectivas notas:

Atraso na Expedição

A nota é atribuída de acordo com a porcentagem de pedidos expedidos fora do prazo:

  • De 0% a 4,99%: Nota 5

  • De 5% a 9,99%: Nota 4

  • De 10% a 14,99%: Nota 3

  • De 15% a 19,99%: Nota 2

  • A partir de 20%: Nota 1


Cancelamento de Pedidos

A classificação considera o percentual de pedidos cancelados:

  • De 0% a 1,99%: Nota 5

  • De 2% a 3,99%: Nota 4

  • De 4% a 5,99%: Nota 3

  • De 6% a 9,99%: Nota 2

  • A partir de 10%: Nota 1

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM como consultar minha nota no seller index? 

Acesse o menu e clique em "Performance", em seguida selecione a opção "Seller".

Lembre-se de escolher sempre um período fechado de 30 dias, conforme imagem: