troca, devolução e cancelamento: entenda todas as etapas do processo

Saiba como funciona o processo de devolução: prazos, etapas e como garantir que o reembolso do cliente aconteça sem complicações. E também, dúvidas sobre troca e cancelamento.

esse artigo é ideal para:

atendentes de SAC, parceiros que querem entender o processo correto de devolução, reversa e reembolso.

 

nesse artigo você vai saber:

1. como funciona a devolução de pedidos?

2. quando o SAC pode solicitar sua ajuda? 

3. como abrir uma solicitação de devolução (caso seja necessário)?

4. recebi o produto de volta, o que fazer?

5. recebi o produto de volta, mas ele não atende os critérios de devolução, o que fazer?

6. quando posso cancelar uma solicitação de devolução?  

7. é possível trocar um produto para o cliente?

8. como cancelar um pedido com status pago ou faturado?

9. após confirmar a devolução, qual prazo para o cliente receber o reembolso? 

 


7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM como funciona a devolução de pedidos 

O cliente tem o direito de solicitar a devolução de um pedido dentro de até 7 dias corridos após o recebimento, conforme garante o Código de Defesa do Consumidor

Sempre que houver um pedido de devolução, um atendimento será aberto automaticamente no portal. Isso significa que você tem duas responsabilidades importantes

1. Responder ao atendimento do cliente 
2. Finalizar a solicitação de devolução — seja para liberar o reembolso ou recusar a devolução e devolver o produto ao cliente. 

Esse pedido é inicialmente analisado pelo nosso time de atendimento (SAC), que atua como intermediador entre o cliente e você. 
Consideramos como devolução pedidos que estão com status de enviado e entregue, pedidos do status pago até o status faturado, consideramos como cancelamento.

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM quando o SAC pode solicitar sua ajuda? 

Se, por algum motivo, o SAC não conseguir registrar a solicitação de devolução, você poderá ser acionado para fazer essa abertura manualmente — isso depende do relato e da situação apresentada pelo cliente. 

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM como abrir uma solicitação de devolução (caso seja necessário) 

  1. Vá até o menu "Vendas" > "Gestão de Vendas"
  2. Busque pelo número do pedido
  3. Clique em “Solicitar Devolução” e preencha os dados solicitados. 
  4. Após o envio, a solicitação ficará disponível na tela: Vendas > Devoluções.
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7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM recebi o produto de volta, o que fazer?

Assim que o item for devolvido pelo cliente: 

Se tudo estiver de acordo, confirme a devolução para liberar o reembolso ao cliente. 

  1. Acesse o menu "Vendas",
  2. Clique em "Devoluções", localize o pedido desejado
  3. Nos 3 pontinhos, selecione "Confirmar Devolução" nas ações disponíveis.

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7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM recebi o produto de volta, mas ele não atende os critérios de devolução, o que fazer?

Caso o pedido não atenda aos critérios de devolução, você deve cancelar a solicitação, reenviar o produto ao cliente e informá-lo sobre a situação através do atendimento. Sempre que houver uma devolução em aberto, haverá um registro de atendimento correspondente. Identifique esse atendimento e interaja com o cliente para mantê-lo informado. 

  1. Reenvie o produto para o cliente, para esse fluxo, não existe etiqueta, faça o envio pela transportadora que deseja, e informe o rastreio no atendimento.
  2. Acesse o menu "Atendimento" e selecione "Atendimentos".
  3. Em seguida, encontre o atendimento correspondente e clique em "Ações" para visualizar os detalhes do atendimento.
  4. Na seção "Destinatário", selecione "Cliente" para que a mensagem seja direcionada.
  5. Se esta for a única mensagem que você precisa enviar, basta clicar em "Encerrar" para finalizar o atendimento.
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  6.  Acesse o menu "Vendas",
  7. Clique em "Devoluções", localize o pedido desejado
  8. Nos 3 pontinhos, selecione "Cancelar" nas ações disponíveis.
  9. Pronto, essa ação vai cancelar o pedido de devolução e não liberará o reembolso ao cliente.
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7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM quando posso cancelar uma solicitação de devolução?  

É possível cancelar uma solicitação de devolução pelos seguintes motivos: 

  • Pedidos devolvido com danos ou avarias 
  • Solicitação fora da política de reembolso 
  • Pedido realizado fora do prazo estabelecido 
  • Negociação prévia com o consumidor formalizada 
  • Produto não devolvido pelo consumidor 
  • Indícios de uso no produto devolvido 

A recusa deve sempre estar em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor. 

 

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM é possível trocar um produto para o cliente?

Não. Se o cliente receber um produto e desejar trocá-lo por qualquer motivo, será necessário efetuar o processo de devolução do item e, em seguida, realizar uma nova compra.

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM como cancelar um pedido com status pago ou faturado?

1. Acesse o menu ''Vendas'' e selecione ''Gestão de Vendas.''

2. Em seguida, localize o pedido desejado e clique em "Ver".

3. Para cancelar o pedido, escolha a opção "Cancelar Pedido".

4. Escolha o motivo para o cancelamento, forneça uma breve descrição e confirme

Se o pedido já tiver sido ou enviado ou entregue, será necessário realizar o procedimento de ''Devolução''.

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7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM após confirmar a devolução, qual prazo para o cliente receber o reembolso? 

Após a confirmação da devolução, o prazo para que o cliente receba o reembolso varia de acordo com a forma de pagamento utilizada.

Verifique os detalhes a seguir:

tabela reembolso