Para manter a sua loja ativa, você precisa evitar qualquer conduta que possa prejudicar o cliente, a sua loja ou a americanas. Confira quais são as práticas não aceitas no nosso marketplace.
nesse artigo você vai saber:
1. ameaça ou ofensa2. ausência de retorno ao cliente
3. cobrança adicional
4. contato externo
5. desvio de venda
6. propaganda enganosa
7. expressões proibidas
8. divulgação de dados
ameaça ou ofensa
Na Americanas queremos construir um ambiente de parceria.
Por isso, listamos alguns comportamentos que não são aceitáveis dentro da nossa plataforma e no nosso dia a dia.
A prática de qualquer uma das condutas a seguir pode levar a sua loja à suspensão permanente do nosso marketplace.
Qualquer tipo de discriminação, ofensa, xingamento e/ou utilização de palavras de baixo calão estão fora dos padrões de comunicação da Americanas e por isso, esse tipo de comportamento não é permitido no nosso marketplace, seja em relação ao cliente ou aos nossos colaboradores.
Importante: o uso desse tipo de linguagem também não é permitido nos anúncios e nas informações da loja.
ausência de retorno ao cliente
Aqui prezamos pelo melhor atendimento aos nossos clientes e, por isso, a ausência de retorno às mensagens no chat do Portal Parceiro é considerada uma conduta inadequada na nossa plataforma. Para evitar problemas nesse sentido, não deixe de responder às dúvidas e solicitações dos clientes.
Dica: um atendimento rápido e eficiente é fundamental para tornar sua loja referência.
cobrança adicional
Definir os preços dos produtos ofertados no marketplace é uma responsabilidade do parceiro. Por isso, realizar cobranças adicionais aos clientes é uma conduta não permitida. Devemos honrar o preço acordado no momento da compra.
Se você tem dúvidas sobre como precificar seus produtos, confira aqui nossa missão sobre precificação
Lembre-se: qualquer transação financeira com clientes deve ser realizada na plataforma.
contato externo
Todo contato entre os clientes e parceiros na Americanas deve acontecer no chat do Portal Parceiro, seja para esclarecimento de dúvidas ou atualizações sobre o pedido. Utilizar esse canal exclusivo é também uma forma de se proteger, já que através dele podemos mediar as conversas e atuar se necessário. Por isso, não é permitido o contato com clientes por outros canais, assim como a solicitação de dados pessoais por qualquer meio não autorizado
desvio de venda
Vender na Americanas garante muito mais visibilidade para sua loja e seus produtos. Utilizar os nossos canais de comunicação para direcionar os clientes para outras plataformas não é permitido.
propaganda enganosa
É crime contra o consumidor fazer ou promover publicidade enganosa, pois ela pode levá-lo ao erro, prometendo algo que difere da realidade. Por isso, criar anúncios com informações e/ou imagens divergentes das reais características do produto é uma conduta não permitida na nossa plataforma.
Dica: quer saber mais sobre como criar anúncios em conformidade? Clique aqui.
expressões proibidas
Não é permitido o uso de expressões relacionadas a campanhas ou benefícios ao cliente, em uma promoção realizada exclusivamente pela Americanas.
Algumas expressões não permitidas são: “Black Friday”, “Frete grátis”, “Entrega rápida”, “Entrega em 24 horas” e relacionados.
O mesmo vale para menção a sites e plataformas concorrentes.
divulgação de dados
Divulgar dados próprios como sites, redes sociais, telefones e e-mails nos anúncios dos itens, na imagem e na descrição da sua loja ou em panfletos dentro das embalagens dos produtos é uma conduta não permitida na nossa plataforma. O mesmo vale para utilização indevida de dados de outras lojas, como logomarca e apelido.