usuários: como cadastrar e editar acessos ao seu portal

Entenda como gerenciar usuários no Portal Parceiro, diferenciar e criar tipos de perfil de acesso.

 

esse artigo é ideal para:

parceiros que precisam registrar um novo usuário ou atualizar as permissões de acesso existentes.

nesse artigo você vai saber:

1. como cadastrar um novo usuário

2. entenda cada perfil de acesso

3. como alterar, incluir ou remover permissões de perfil de acesso?

4. como inativar um usuário do portal parceiro?

5. como criar um novo perfil de acesso?

6. o que fazer em caso de dificuldades em acessar o portal parceiro?

 

8-3 Somente os usuários que possuem o perfil de administrador (Admin) têm a permissão para criar e editar outros tipos de usuários.

 

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM como cadastrar um novo usuário 

Acesse o menu e navegue até a opção "Segurança" e, em seguida, clique em "Gestão de Usuários".

Para adicionar um novo usuário, pressione o botão "Adicionar Usuário".

Em seguida, selecione o tipo de acesso que o novo usuário terá ao portal. No próximo tópico, explicaremos detalhadamente as permissões associadas a cada tipo de usuário.

Por fim, preencha todas as informações necessárias do usuário e clique em "Salvar" para concluir o cadastro.


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7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM entenda cada perfil de acesso

Você pode cadastrar usuários que terão acesso a uma parte ou a todas as áreas do portal.

Existem 5 perfis cadastrados no portal, sendo ele Admin, Comercial, SAC, Produção e Desenvolvedor.

10 Admin:  Acesso total a todas as funcionalidades disponíveis no Portal.

10 Comercial:

  • Pode acessar a tela de Devoluções.

  • Pode alterar os dados de Devoluções.

  • Pode acessar a tela de Gerar Romaneio.

  • Pode consultar os dados de Gerar Romaneio.

  • Pode acessar a tela de Gestão de Vendas.

  • Pode visualizar os dados dos Pedidos.

  • Pode consultar os dados dos Relatórios de Pedidos.

10 Produção:

Devoluções

  • Pode acessar a tela de Devoluções.

  • Pode alterar os dados de Devoluções.

Romaneio

  • Pode acessar a tela de Gerar Romaneio.

  • Pode consultar os dados da funcionalidade Gerar Romaneio.

Gestão de Vendas e Pedidos

  • Pode acessar a tela de Gestão de Vendas.

  • Pode visualizar os dados dos Pedidos.

  • Pode sincronizar dados dos Pedidos com os Marketplaces ou Plataformas.

  • Pode efetuar ações em lote nos Pedidos.

  • Pode enviar dados da nota fiscal dos Pedidos.

  • Pode imprimir etiquetas dos Pedidos.

  • Pode alterar o status dos Pedidos.

Importação / Exportação e Relatórios

  • Pode acessar a tela de Importar / Exportar.

  • Pode exportar dados dos Pedidos.

  • Pode consultar dados nos Relatórios de Pedidos.

10 SAC:

  • Pode acessar a tela de Atendimentos.
  • Pode abrir Atendimentos.
  • Pode responder Atendimentos.
  • Pode acessar a tela de Devoluções.

  • Pode alterar os dados de Devoluções.

  • Pode acessar a tela de Gerar Romaneio.

  • Pode consultar os dados de Gerar Romaneio.

  • Pode visualizar os dados dos Pedidos.

10 Desenvolvedor: 

  • Pode sincronizar os dados dos Pedidos com os marketplaces ou plataformas.

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM como alterar, liberar ou remover permissões de acessos para um perfil?

1. No menu, acesse Segurança > Perfil de Acesso.

2. Selecione o tipo de perfil que deseja editar.

3. Clique em Ações e, em seguida, em Editar.

4. Para cada módulo, escolha as novas permissões que deseja conceder ao perfil.

Assista ao vídeo a seguir para obter uma orientação visual que facilitará o entendimento do processo:

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7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM como inativar um usuário do portal parceiro       

1. Após acessar o Portal Parceiro, navegue até o menu e selecione a opção: Segurança > Gestão de Usuários.

2. Localize a linha correspondente ao usuário que você deseja inativar. Em seguida, clique em "Ações" e escolha a opção "Inativar".


Não é possível excluir um usuário; a única opção é inativá-lo. Essa medida é adotada para garantir a segurança e a integridade do histórico de ações no sistema.

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM como criar um novo perfil de acesso?

Caso você deseje criar um novo grupo de permissões de acesso, diferente dos já existentes, siga os passos abaixo: acesse o menu Segurança > Perfil de Acesso, clique em "Criar Novo Perfil", insira um nome para o perfil, adicione as permissões desejadas e, por fim, clique em "Salvar" para concluir o processo.

Depois, é só cadastrar os usuários que farão parte desse novo perfil em gestão de usuário.

 

7-Feb-13-2025-06-08-49-8163-PM o que fazer em caso de dificuldades em acessar o portal parceiro? 

Caso você tenha dificuldades para acessar o portal parceiro, solicite a um usuário que já possui acesso à sua loja que realize o procedimento de redefinição de senha.

Para isso, ele deve seguir os passos: acessar Segurança > Gestão de Usuários, selecionar o usuário desejado, clicar em Ações e, em seguida, escolher a opção "Resetar Senha".

 

Se o problema continuar, entre em contato pelo e-mail cadastro.loja@americanas.io, informando seu e-mail, CNPJ, tenant que identifica sua conta no portal e uma descrição detalhada do problema que está enfrentando.