guia pra vender nas principais datas do ano
Vender nas grandes datas é aproveitar o melhor das oportunidades, conquistar clientes no momento certo e fazer seus produtos brilharem quando a demanda está em alta.
Neste material, você vai encontrar dicas práticas e estratégicas pra se planejar, destacar seus produtos e aproveitar ao máximo o potencial de cada grande evento.
como aproveitar ao máximo a páscoa
A Páscoa é uma das datas mais importantes do ano para os brasileiros, sendo a segunda maior campanha do semestre. Seja no setor de alimentos, decoração ou presentes, os consumidores estão sempre em busca de produtos especiais para celebrar a ocasião. Para as crianças, é um momento de magia com a chegada do coelho da Páscoa e para os adultos, a alegria de presentar e resgatar esses momentos na memória afetiva.
É uma grande oportunidade de aumentar as vendas e fortalecer a presença no mercado. Por aqui, vamos explorar os principais aspectos que você precisa considerar pra aproveitar ao máximo essa época.
a páscoa é para os brasileiros
É sinônimo de reunir a família, presentear e partilhar. Esse período movimenta intensamente o setor alimentar, mas também gera impacto em diversas categorias, como brinquedos, decoração, moda e utilidades domésticas.
Por isso, planejar com antecedência é essencial:
- Estoque: um bom controle de estoque evita prejuízos e garante que você sempre tenha produtos disponíveis para seus clientes. Um estoque bem gerenciado é sinônimo de mais vendas e menos dor de cabeça!
- Tendências: em 2024, os ovos mais buscados estavam ligados à trend de nostalgia e houve um estouro dos ingredientes gourmets: pistache, creme brulé e pasta de avelã ganharam cada vez mais espaço entre os produtos buscados pelos brasileiros e continuarão em alta em 2025
- Preços Competitivos: definir preços competitivos é essencial para atrair clientes e aumentar as vendas. Analise o mercado, considere seus custos e encontre um equilíbrio entre valor e lucro.
do estoque a entrega
No varejo, os consumidores não se restringem apenas ao setor alimentar: muitas pessoas também pretendem dar brinquedos, decoração, papelaria, moda e utilidades domésticas como presente de Páscoa.
A jornada do produto é um fator crucial para o sucesso da sua estratégia. Desde a seleção do mix de produtos até a entrega final ao comprador, cada etapa precisa ser bem planejada.
Logística: garanta que seus produtos cheguem ao cliente dentro do prazo e em segurança. Fretes rápidos e confiáveis fazem a diferença.
Ainda que as vendas no e-commerce estejam aumentando no período, há um receio de danos à mercadoria na entrega de ovos de Páscoa
Experiência do cliente: embalagens temáticas e um bom atendimento podem fidelizar compradores para as próximas datas comemorativas.
Como a maior parte dos ovos de Páscoa é para presente, a compra leva em consideração a apresentação do item.
67% dos consumidores compraram chocolates para usar na sobremesa do almoço de Páscoa.
Sorvete, colomba e bebidas também se destacam nesse período.
A maioria presenteou de 2 a 3 pessoas, sendo os principais destinatários eles mesmos (49%) e crianças (39%).
30% pretendiam presentear crianças com brinquedos, reforçando a importância dessa categoria.
Ovo de Páscoa é a grande estrela do evento
Ele representa a magia da data e 60% dos consumidores dão preferência a ovos que venham com brinquedos.

A Páscoa é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas, conquistar novos clientes e fortalecer sua presença no marketplace. Planeje com antecedência, otimize seus anúncios e acompanhe as tendências para garantir que seu negócio aproveite ao máximo essa data especial. Agora é a hora de preparar sua estratégia e fazer da Páscoa um sucesso!