guia pra vender nas principais datas do ano
Vender nas grandes datas é aproveitar o melhor das oportunidades, conquistar clientes no momento certo e fazer seus produtos brilharem quando a demanda está em alta.
Neste material, você vai encontrar dicas práticas e estratégicas pra se planejar, destacar seus produtos e aproveitar ao máximo o potencial de cada grande evento.
conecte, encante e venda: aproveite o dia das mães para impulsionar suas vendas
O dia das mães é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro e uma grande oportunidade para impulsionar vendas e fidelizar clientes. Com consumidores buscando presentes com antecedência, é essencial ter estratégias bem definidas para garantir estoque, atrair clientes e se destacar da concorrência.
Garantir bons resultados exige planejamento estratégico e otimização em diversas frentes, confira os principais pontos para melhorar a sua atuação nesta temporada.
o impacto do dia das mães no varejo
O dia das mães é a segunda data mais lucrativa do comércio brasileiro, ficando atrás apenas da Black Friday. O e-commerce é um dos canais mais utilizados para atender à alta demanda do período. Em 2024, o faturamento do e-commerce brasileiro durante o período registrou uma alta de 16,7%, representando um aumento de R$1,6 bilhões, de acordo com o levantamento da Neotrust.
o amor de mãe movimenta o mercado
Mais do que uma data comercial, o Dia das Mães é um momento afetivo forte na cultura do país. Celebrado em praticamente todos os lares, ele movimenta o mercado com intensidade — seja por presentes simbólicos ou experiências marcantes. Por isso, a data se consolida como uma das mais importantes para o varejo, com alto potencial de vendas e fidelização.
Pesquisas da ABComm indicaram que os compradores:

Self Development
começaram a pesquisar quase três meses antes da data, já em fevereiro

Ask Consultancy
42% preferiram realizar as buscas por ofertas online

Remote Learning
a maioria planejou gastar entre R$ 50 e R$ 200 com presentes.
quais os canais preferidos do consumidor na hora de buscar ofertas?

Fonte: Relatório Americanas Dia das Mães
O Dia das Mães é uma grande oportunidade para impulsionar suas vendas e fortalecer sua marca. Com planejamento, estoque garantido e ofertas estratégicas, você pode atrair mais clientes e se destacar da concorrência. Antecipe-se, acompanhe as tendências e otimize sua estratégia para garantir que seu negócio aproveite ao máximo essa data especial!
- Analise dados históricos para prever a demanda e ajustar os pedidos de forma estratégica.
- Acompanhe a curva de vendas em tempo real para reposicionar produtos conforme necessário.
- Negocie antecipadamente com fornecedores para garantir prazos de entrega e evitar atrasos.
- Monitore seu estoque constantemente e configure alertas para reposição automática.
- Trabalhe com estoque de segurança, garantindo um volume extra de produtos essenciais para suprir picos inesperados de demanda.
Manter um estoque bem planejado evita perdas de oportunidades e garante que sua loja tenha produtos disponíveis quando a demanda estiver em alta. Além disso, investir em uma logística eficiente, com prazos de entrega otimizados, fortalece a confiança do consumidor e reduz cancelamentos de pedidos.
- Adesão de campanha: aumente o potencial de conversão da sua loja aderindo promoções
- Simplifique a jornada de compra: torne o seu anúncio completo com informações claras, ofereça várias opções de frete (destacando as entregas rápidas) e diversas opções de pagamento
- Use dados a seu favor: analise quais produtos geram mais engajamento e ajuste suas estratégias.
Com a concorrência acirrada, vender mais no Dia das Mães vai além de simplesmente ter produtos disponíveis:
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Fretes e benefícios diferenciados
benefícios como condições especiais de entrega e descontos, por exemplo, aumentam as chances de recompra.
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Atendimento de excelência
respostas ágeis geram confiança e evitam desistências.
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Pós-venda de qualidade
um cliente satisfeito tem mais chances de voltar e indicar sua loja.
Self Development
Beleza e cuidados pessoais
perfumes, cosméticos e kits de autocuidado.
Ask Consultancy
moda e acessórios
roupa, bolsas, calçados e joias
Remote Learning
Eletroportáteis
secadores, chapinhas e massageadores
Life Mentoring
decoração e utilidades domésticas
itens para casa, velas aromáticas e utensílios de cozinha
Olhar para o passado e ver quais produtos estiveram em alta durante o último Dia das Mães é um exercício importante para entender e preparar suas vendas para a sazonalidade deste ano, permitindo reunir informações que servirão para entender o comportamento e os desejos do consumidor, e a partir disso, construir uma oferta estratégica e vencedora.
como aproveitar o aumento da demanda
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Planeje com antecedência para evitar imprevistos e garantir estoque.
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Aposte nas categorias mais procuradas para otimizar sua vitrine de produtos.
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Otimize seu estoque e logística para garantir entregas rápidas e evitar rupturas.
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Capriche na descrição dos produtos para gerar mais engajamento e conversões.
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Ofereça promoções atraentes como descontos progressivos