Quem vende na Americanas conta com dois modelos de repasse: semanal e quinzenal. Os repasses são realizados sempre através de transferência bancária para a conta jurídica associada ao CNPJ que você cadastrou.
esse artigo é ideal para:
parceiros com dúvidas sobre repasse, financeiro
nesse artigo você vai saber:
1. como funciona o repasse pelas vendas?
2. quais são os bancos aceitos para repasse?
3. pagamento rejeitado: como evitar?
4. não recebi meu repasse, o que aconteceu?
5. onde visualizo os meus repasses?
6. o que é reserva de saldo (bloqueio de repasse)?
7. CNPJ cancelado: como receber repasses?
8. como posso alterar meus dados bancários para recebimento?
9. processo de repasse durante a transição do portal
o que é ciclo financeiro?
O ciclo financeiro define os períodos em que os pagamentos são processados e repassados aos vendedores levando em consideração as datas em que os pedidos foram expedidos ou entregues.
como funciona o repasse pelas vendas?
Os pagamentos são realizados sempre através de transferência bancária para a conta jurídica associada ao CNPJ cadastrado. Os repasses ocorrem de acordo com o calendário específico, considerando a data de expedição ou entrega dos pedidos.
O repasse considera ciclos financeiros, que determinam quando o pagamento será feito após o fechamento do período de pedidos.
Repasse Semanal:
O período do ciclo financeiro é determinado a partir da terça-feira até a segunda-feira da semana seguinte. O ciclo termina sempre na segunda-feira e o pagamento do repasse ocorre na próxima segunda-feira.
Exemplo: Se o pedido foi expedido/entregue no dia 09/04, o repasse desse pedido irá ocorrer no dia 22/04. Porque o repasse irá considerar os pedidos do período: 08/04 (terça-feira) a 14/04 (segunda-feira). Nesse caso o repasse deveria ser na segunda-feira dia 21, mas como é feriado, o pagamento vai para o dia 22/04.
Repasse Quinzenal:
O período do ciclo financeiro é quinzenal, considerando sempre a primeira e a segunda quinzena do mês e o pagamento do repasse ocorre 16 dias após o último dia apurado.
Exemplo: Se o pedido foi expedido/entregue no dia 18/04, o repasse desse pedido irá ocorrer no dia 16/05. Porque o repasse irá considerar os pedidos do período: 16/04 a 30/04 e o pagamento do repasse irá ocorrer, 16 dias após o dia 30/04.
Obs.: Como os meses têm diferentes quantidades de dias (28, 30 ou 31), as datas de pagamento podem variar.
quais são os bancos aceitos para repasse?
O pagamento do repasse só ocorre se a conta jurídica estiver em um dos bancos homologados pelo Banco Central e a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).
pagamento rejeitado: como evitar?
Se houver erro nos dados bancários cadastrados, como número de conta ou agência incorretos, o pagamento não será concluído. Caso isso ocorra, será abrir um chamado no portal parceiro para solicitar correção dos dados bancários.
não recebi meu repasse, o que aconteceu?
Caso você não tenha recebido seu pagamento na data prevista, verifique se o seu banco digital ou banco convencional é homologado na Americanas Marketplace, ou seja, autorizado para que nosso setor financeiro realize a transferência do repasse.
Importante: Caso a data de pagamento coincida com um final de semana ou feriado, o repasse será realizado no próximo dia útil.
onde posso visualizar os meus repasses?
Você pode consultar os seus repasses acessando o Portal Parceiro. Navegue até o menu > Financeiro > Extrato, selecione o período desejado e, em seguida, exporte o arquivo para visualizar as informações detalhadas.
o que é reserva de saldo (bloqueio de repasse)?
O repasse pode ser bloqueado, caso nosso sistema identifique a existência de um risco financeiro/operacional. Isso significa que parte do seu saldo foi reservado para análise e que você precisa regularizar os indicadores da sua operação ou entrar em contato conosco por meio de chamado.
A liberação do repasse é condicionada a regularização dos indicadores que foram encaminhados ao seu e-mail cadastrado no perfil financeiro.
CNPJ cancelado: como receber repasses?
Se o CNPJ da empresa foi baixado e ainda houver pagamentos pendentes, é necessário abrir um chamado no Portal Parceiro.
como posso alterar meus dados bancários para recebimento?
Para alterar suas informações bancárias, é necessário abrir um chamado no Portal Parceiro e solicitar a atualização ao nosso time de suporte.
entenda o processo de repasse entre a transição do portal.
Vamos abordar o processo de repasse considerando dois momentos diferentes: antes da migração e após a migração.
Os pedidos realizados antes da migração 31/03/2025, seguirão o fluxo de repasse que é baseado em um calendário fixo, dependendo do tipo de entrega e do modelo de repasse:
Pedidos via Americanas Entregas: O repasse é baseado na data de expedição do pedido.
Pedidos via Parceiro Entrega: O repasse considera a data de entrega ao cliente.
Após a migração 01/04/2025, o repasse deixará de seguir datas fixas e passará a ser regido por ciclos financeiros, conforme detalhado nos tópicos acima.
Os repasses ocorrerão da seguinte forma: