melhores práticas para vender autopeças
A digitalização e o amadurecimento dos consumidores brasileiros impactou positivamente a venda de autopeças e acessórios automotivos no e-commerce.
Porém, assim como outros segmentos, o setor de autopeças exige um olhar mais atento aos detalhes. No e-commerce, os consumidores não têm contato com o produto como eles teriam em uma loja física e passam a depender apenas das informações que você oferece para tomar uma decisão.
Além disso, com os consumidores mais acostumados com as vendas online, eles também se tornaram mais exigentes quanto a experiência de compra oferecida. Por isso, leve sempre em consideração todas as etapas da jornada de compra, desde a pesquisa até o pós-venda.
capriche nos seus anúncios
As peças automotivas têm peculiaridades e detalhes bem específicos, e essas informações devem ficar bem claras ao cliente, já que ele não tem o produto em mãos para analisar.
Assim, ao montar a ficha técnica e descrições dos seus itens, atente-se a atributos como modelo, dimensões, marca, função e, principalmente, para qual carro a peça serve. Quanto mais rico e cheio de informações for o cadastro do seu produto, melhor! Caso o consumidor sinta falta de alguma informação, ele pode acabar desistindo da compra.
As fotos dos seus produtos acompanham a descrição e formam uma "vitrine" para a sua loja online. Por isso, utilize imagens reais e de qualidade, que valorizam os produtos e dão uma noção completa de como ele é, destacando seus detalhes.
imagens que mostram os produtos sendo utilizados
o fundo branco retrata os produtos de forma fiel e destaca o anúncio
ângulos diferentes dão uma noção completa do item e ressaltam detalhes como textura, material e formato
foque na entrega dos produtos
A conveniência oferecida pelas compras online conquistou os brasileiros, que agora podem comprar produtos no conforto de suas casas e receber em poucos dias – ou até mesmo horas!
A agilidade nas entregas é um fator determinante! Muitos consumidores que compram autopeças online, fazem a aquisição em um momento de necessidade, o que traz mais urgência para o envio desses produtos.
para 78% dos consumidores, o longo prazo de entrega é um motivo para desistir das compras
Fonte: Tendências do E-commerce para 2022, Bornlogic e Opinion
Entregas cada vez mais rápidas são uma grande tendência para e-commerce e devem ser um ponto de atenção para os lojistas desse setor. Para atender essa demanda, ter uma boa operação logística é essencial para organizar melhor as suas entregas e realizar os envios de forma eficiente e ágil.
diversifique os meios de pagamento
A diversidade dos meios de pagamento é um grande diferencial do e-commerce e que acaba interessando tanto o consumidor final quanto os lojistas que fazem compras para o seus negócios, como donos de oficinas mecânicas, por exemplo.
24% dos clientes apontam as formas de pagamento como uma motivação para comprar online
Fonte: Tendências do E-commerce para 2022, Bornlogic e Opinion
Ambos podem precisar ou preferir pagar as compras por outros meios que não sejam cartão de crédito ou boleto bancário. No último ano, diversas ferramentas que facilitam o pagamento começaram a conquistar os consumidores, como PIX e até algumas opções de carteiras digitais. Diante disso,é fundamental que você ofereça o maior número de meios de pagamento possível para não perder nenhuma venda.
integre os seus canais de venda
Conhecer o seu público e os hábitos de compra deles é fundamental para determinar a sua atuação. Nos últimos anos, consumidores e lojistas passaram a apostar no e-commerce, o que também levou muitas lojas que migraram do universo físico para o online.
97% dos brasileiros buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas
Fonte: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)
75% dos consumidores utilizam múltiplas plataformas para encontrar ofertas e comparar preços
Fonte: Relatório da CB Insights: The Technology Driving The Omnichannel Retail Revolution
Posto isto, a melhor solução para você vender ainda mais é investir na omnicanalidade. Assim, você tem as operações online e offline atuando de forma integrada e mantém o seu negócio atualizado, oferecendo uma experiência de compra diferenciada aos clientes.
Com uma estratégia omnichannel, além de oferecer uma experiência mais completa aos clientes – onde eles podem comprar online e trocar ou retirar os produtos em uma loja física, por exemplo –, você ainda reduz os custos operacionais e logísticos da loja.
Agora, se o seu objetivo é aumentar a sua visibilidade e ter mais alcance na internet, você também pode criar uma estratégia multicanais, unindo as vendas do seu site a uma uma plataforma de marketplace.
tenha um mix de produtos variado
Um sortimento bem variado aumenta as suas chances de conquistar ainda mais vendas e impactar o consumidor ao longo da sua jornada de compra. Você pode apostar naqueles itens mais pedidos, como pneus e capacetes, ou até em produtos específicos, como limpadores de pára-brisa e sensores, ou até apostar em um sortimento mais estético, como adesivos automotivos.
Para impulsionar as suas vendas, é importante estar sempre atento ao mercado e aos itens que são favoritos entre o público. E para te ajudar nesse quesito, criamos um material exclusivo com os 20 os itens do setor automotivo mais buscados na Americanas Marketplace!
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