embarque nas férias e decole suas vendas
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As férias de julho estão batendo na porta e, para muitos, isso significa malas prontas, dias de descanso ou mais tempo com a família. Mas para você, vendedor, essa época pode representar oportunidades de venda. Longe de ser um período de calmaria, julho é um palco montado para quem sabe aproveitar as tendências e o comportamento do consumidor.
Pense comigo: famílias viajando, crianças em casa com tempo livre, e a necessidade de entretenimento e praticidade crescendo. É nesse cenário que suas ações podem brilhar. Esqueça a ideia de que o fluxo diminui; na verdade, ele se transforma, e quem estiver preparado colhe os melhores frutos.
quem compra o quê?
A tendência de crescimento do e-commerce nos últimos anos, mesmo em períodos de férias escolares, é inegável. Por exemplo, em julho de 2023, o setor de turismo já mostrava recuperação, com o número de viagens domésticas e internacionais em alta, influenciando diretamente o consumo de produtos relacionados.
Mas para ser assertivo, você precisa entender o que o seu público-alvo está procurando. Em julho, algumas categorias tendem a se destacar:
- Viagem e lazer: malas, mochilas, kits de higiene para viagem, protetor solar, roupas de banho, câmeras fotográficas, eletrônicos portáteis (fones de ouvido, power banks).
- Entretenimento infantil: brinquedos educativos, jogos de tabuleiro, livros infantis, materiais para artes e artesanato, eletrônicos infantis (tablets, consoles portáteis).
- Casa e jardim: itens para organização (quem não aproveita as férias para arrumar a casa?), churrasqueiras portáteis, utensílios para piquenique, jogos de jardim.
- Moda e acessórios: roupas leves de verão, óculos de sol, chapéus, sandálias, acessórios para piscina e praia.
- Livros e papelaria: livros para todas as idades, materiais para colorir, cadernos de atividades.
férias 2024 na Americanas
Top 5 categorias em GMV
Juntos, correspondem a 69,5% do GMV do período
comportamento do consumidor
A seguir, reunimos os principais dados para ajudar você a se preparar para o período de julho/2025.
Ticket médio Julho/2024: R$ 500,00 Projeção Julho/2025: R$ 550,00 |
Meios de pagamento Pix: 20% Cartão de crédito: 17% Cartão de débito: 17% |
Idade dominante 25 a 44 anos |
Classe C e B (em média, 70% dos compradores) |
Regiões Sudeste Seguido de Sul e Nordeste |
Gênero Leve predominância feminina |
sua oportunidade começa agora
Com estratégia, criatividade e um olhar atento às necessidades do seu público, você pode transformar este período a seu favor. Utilize os dados acima, seu conhecimento e invista em estratégias simples, mas eficazes, como:
1. Kits e combos temáticos
Por que vender um item quando você pode vender dois ou três? Crie kits que façam sentido para o período. Por exemplo:
- "Kit férias na praia": protetor solar + chapéu + toalha de praia.
- "Kit diversão em família": jogo de tabuleiro + baralho + pipoqueira.
- "Kit viajante inteligente": mala de bordo + balança de bagagem + adaptador universal.
Isso não só aumenta o ticket médio, como também oferece uma solução completa para o cliente.
2. Ofertas relâmpago e cupons exclusivos
Anuncie ofertas relâmpago com tempo limitado para produtos específicos ou crie cupons de desconto exclusivos para as categorias de férias.
3. Atenção redobrada ao atendimento e logística
Garanta que seu atendimento ao cliente seja impecável e que a logística de entrega seja eficiente. Informe prazos claros e seja proativo em comunicar qualquer imprevisto. Um cliente satisfeito é um cliente que volta!
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